31 – Turbine a Saúde do Seu Intestino – Você sabe o que é SIBO?
- Kely Oliveira

- 12 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jan. de 2023
Decifrando mais uma sigla!

Falei sobre decifrar algumas siglas no post anterior. Já falei sobre FODMAP (Aqui) e agora vamos descobrir o que é SIBO.
Para ser mais específico, vamos entender que seu microbioma intestinal vive por todo o trato digestivo, isso quer dizer, temos bactérias vivendo por toda a extensão do intestino. Porém, dependendo da área do intestino temos quantidades e tipos variados desses microorganismos. No intestino delgado vive apenas um pequeno número de bactérias em comparação com outras regiões - próximo de 10.000 bactérias por mililitro de líquido, contra 1.000.000.000 por mililitro no intestino grosso ou no cólon. Dependendo da localização do intestino, as cepas de bactérias existentes também são diferentes.
O intestino delgado é uma área importante para absorção de nutrientes, combatendo infecções e regulando o sistema imunológico, graças ao seu impressionante exército de células linfóides. Essa é uma boa explicação a qual o intestino delgado depende de tipos específicos e um certo número de bactérias.
Quando um intestino se encontra saudável e em estado normal, organismos benéficos e em equilíbrio trabalham juntos em defesa contra bactérias que causam doenças e leveduras, produzindo importantes vitaminas e nutrientes, assim como a vitamina K, folato (ácido fólico) e ácidos graxos de cadeia curta. Proporcionam também a atividade muscular se manter normal dentro do colón, assim mantendo-o com o funcionamento natural.
Por que SIBO não é uma coisa boa?
O crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado (SIBO), como o próprio nome já diz, é quando acontece um aumento do número de bactérias já existentes e de bactérias de certas cepas (origem) que deveriam viver dentro do colón. O SIBO afeta a estrutura do intestino delgado de forma muito negativa, afetando também a forma de absorção dos nutrientes e danificando as células do intestino. Agora você pode entender melhor, o porque acorre o conhecido leaky gut (intetestino hiperpermeável), pois é devido a esses danos causado pelo SIBO que pode levar a parede do intestino a se tornar permeável às proteínas que entram na corrente sanguínea, e que não deveriam estar lá. Na maioria das vezes, pode causar respostas imunes anormais, intolerâncias, alergias e doenças auto-imune.
Como se não bastasse, essas bactérias indesejadas presentes no intestino delgado, antes que o seu corpo absorva vitaminas importantes como a vitamina B12, por exemplo, elas farão isso primeiro que você. Também vão afanar as proteínas e aminoácidos que você ingere, fazendo que a absorção de importantes gorduras e vitaminas como A e D que por serem vitaminas lipossolúveis necessitam dessa gordura.
Como saber se eu tenho SIBO?
As condições associadas mais comuns para identificar o SIBO são: dor e desconforto abdominal, inchaço após as refeições, distensão abdominal, diarréia , intolerâncias alimentares ou alergias, perda de peso e deficiências nutricionais. Se você sofre desse grupo de sintomas, pode ser que você tenha SIBO. Já existe alguns profissionais especializados que trabalham com testes para avaliar se você tem SIBO.
Eu não poderia deixar de mencionar que, a dieta cumpre um papel de suma importância tanto na prevenção como no trabalho de eliminar o SIBO. Conciliando uma dieta baixa em açúcar e os fundamentos de uma dieta baixo FODMAP você conseguirá adquirir um reequilíbrio e um estado normal para seu intestino. Se você ainda não leu o post sobre FODMAP, é só clicar Aqui .



Comentários